Desventuras em Série | Significados e interpretações 

A organização secreta apresentada em Desventuras em Série trata de pessoas que se uniram para, literalmente, combater incêndios. No entanto, conhecendo bem o estilo de Lemony Snicket, presumo que ele tenha se referido aos voluntários de CSC, ou VFD (em inglês), como pessoas que também combatem incêndios figurativamente; uma expressão que aqui significa “combatem as mais diversas adversidades e injustiças que pessoas perversas cometem, prejudicando terceiros, em benefício próprio”.

Com isso, se há uma pessoa que, em situação de poder e liderança, defende certo tipo de abuso de autoridade – que utiliza meios violentos para impedir a livre expressão -, e, somando-se a isso, se essa pessoa tem seguidores que concordam com suas ideologias excludentes, temos como resultado uma sociedade injusta, em que as pessoas que prezam por um mundo sereno encontram muitas dificuldades para tal, pois há muitas barreiras que vão contra à diversidade. Ou então, se a pessoa em situação de poder, simplesmente, aproveita o cargo para acumular fortunas que pertencem, na verdade, a outras pessoas ou outros fins.

muro-de-casa-1
Um muro é um bom exemplo para representar barreiras contra a diversidade, podendo ser de forma literal ou figurativa.

No entanto, há pessoas que não combatem esse mal, tampouco se juntam a ele, porque é mais fácil não pensar sobre os problemas sociais e como eles afetam as vidas de tantas pessoas.

img_8572

Essas pessoas agem como o Sr. Poe. Elas trabalham, se preocupam com o seu próprio sucesso e se esforçam para conquistar os seus objetivos.

Trabalhe!

Mas elas não reconhecem quando uma pessoa em cargo de poder comete atitudes que prejudicam outras pessoas em benefício próprio. São cegas demais para isso.

Você enxerga os disfarces?

Por isso, acredito que haja uma crítica social contida em Desventuras em Série, sendo esta saga, portanto, algo que vai muito além de mero entretenimento infantil.

Vamos analisar a situação

Uma pessoa em cargo de poder …

captura-de-tela-2017-01-28-as-17-18-06
Notícia do portal G1 de 3 de outubro de 2010

…que acumula fortunas em benefício próprio,…

captura-de-tela-2017-01-28-as-17-15-50
Notícia do jornal O Globo do dia 27 de janeiro de 2017

…prejudicando outras pessoas…

captura-de-tela-2017-01-28-as-17-20-59
Notícia do jornal Extra de 25 de janeiro de 2017

… das quais muitas não percebem essa situação…

captura-de-tela-2017-01-28-as-17-24-19
Notícia da revista Veja de 26 de janeiro de 2017

… e os que mais sofrem são aqueles que menos podem fazer por si próprios.

Reportagem do RJTV, veiculada em 26 de dezembro de 2016 sobre a ajuda que servidores fizeram para aqueles que ficaram sem salário e 13º. Parece com algo que os voluntários de CSC fariam. 🙂

Desventuras em Série deixou muitos mistérios, mesmo após os livros do mesmo universo que o autor Daniel Handler lançou após a conclusão dos 13 volumes.

Depois de ler e refletir, cheguei a formular minha interpretação sobre o que significaria o conteúdo do açucareiro, algo que gera até hoje muitos debates entre os fãs da saga.

Assim, acredito que o açucareiro esteja guardando a verdade, em seu sentido mais utópico possível. Afinal, em “A Gruta Gorgônea”, o Capitão Andarré diz que o açucareiro é importante porque guarda algo perigoso de ser conhecido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s